Loading....

19 de Março – Solenidade de São José

A Igreja proporciona-nos neste dia a celebração da solenidade de São José, esposo da Virgem Maria, homem justo, escolhido por Deus para assumir o serviço da paternidade do Seu divino Filho: «José, não temas receber em tua casa Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos seus pecados.» Conforme nos relatam os Evangelhos, José responde com fidelidade e obediência ao encargo de Deus: «José fez como lhe ordenara o anjo e recebeu em casa a sua esposa».

Entrando Maria na casa de José, com Ela entra o Filho que havia de vir ao mundo. A casa de José passa a ser o Lar da Sagrada Família. E José, o carpinteiro de Nazaré, assume a sua vocação de «guardião» de Maria e do Menino; vocação que ele realiza com discrição, com humildade, no silêncio, com uma presença constante e uma fidelidade total…

Assim como São José cuidou com amor de Maria e se dedicou com empenho jubiloso à educação de Jesus Cristo, assim também hoje protege a Igreja de Jesus, da qual a Santíssima Virgem é figura e modelo.

A Residência Amor de Deus, neste dia 19 de março, quis honrar muito especialmente São José e colocar-se sob a sua particular proteção. Com a presença dos residentes e familiares, de colaboradores e de irmãs da Congregação, depois da celebração da Eucaristia, numa cerimónia simples, foi entronizada em lugar de destaque a imagem de São José e procedeu-se à bênção das instalações da Residência. Seguiu-se a receção aos convidados e um tempo de convivência familiar.

A partir de agora, todos quantos aqui habitam, trabalham e colaboram experimentarão o seu olhar paternal e sentirão a sua particular intercessão junto de Deus. Ao mesmo tempo, São José constituirá para todos um convite a construírem sempre dentro da Residência uma autêntica Casa de Nazaré, em que cada um se preocupa por cuidar carinhosamente os outros, especialmente os mais frágeis.

Que São José obtenha para a Residência, para a Igreja e para o Mundo a bênção do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Back To Top